PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO


Prezado (a) usuário (a), obrigado por ter escolhido o Cartório JK para a lavratura de sua escritura. Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, informamos abaixo o procedimento necessário para lavrarmos sua escritura.

Passo 1 – Contratar um (a) advogado (a).

A legislação exige que todos os herdeiros devem ser acompanhados por um (a) advogado (a). Ele é responsável por orientar as partes quanto a melhor forma de partilha e sobre os impostos incidentes no inventário. A participação desse profissional é essencial para a realização do Inventário.

Passo 2 – Juntar os documentos necessários

As partes devem providenciar os documentos básicos para a realização do Inventário. Baixe aqui a relação de documentos.

Passo 3 – Envio dos documentos ao Cartório JK.

Após a reunião de todos os documentos, as partes devem encaminha-los ao Cartório JK. O envio pode ser via e-mail (id@cartoriojk.com.br) ou entregues pessoalmente no Cartório JK - W3 Sul, quadra 505, 2º andar.

Passo 4 – Análise dos documentos e emissão das certidões.

Ao receber os documentos, será aberto um processo que tomará um numero e o Cartório JK providenciará a emissão das certidões fiscais necessárias para a realização do inventário, bem como verificará se toda a documentação enviada está de acordo com o necessário para a realização do Inventário, caso exista alguma pendência, as partes serão comunicadas via e-mail ou Whatsapp.

Passo 5 – Análise jurídica e redação da minuta da Escritura.

Assim que toda a documentação for reunida e organizada dentro do processo, ela será encaminhada ao setor de análise jurídica para a confecção da minuta da Escritura.

Passo 6 – Tributação.

Após a confecção da minuta, o processo será encaminhado ao setor da Tributação para que sejam recolhidos os impostos inerentes ao Inventário. O setor irá providenciar a emissão das guias do ITCD.

Passo 7 – Agendamento da assinatura

Após o pagamento dos impostos, o processo estará apto para marcação de dia e hora para a assinatura do inventário.

Passo 8 – Entrega do inventário nos órgãos competentes

Após a assinatura do inventário, os herdeiros receberão vias necessárias para apresentação nos cartórios de Registro de Imóveis, bancos, Detran e todo e qualquer órgão que necessite do inventário para transferência dos bens ou direitos do falecido aos herdeiros.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS